2º Comando de Polícia Ostensiva Regional divulga balanço das atividades realizadas no ano de 2024

2º Comando de Polícia Ostensiva Regional divulga balanço das atividades realizadas no ano de 2024

O 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional (2º CPOR), cuja área de abrangência abarca quatro Unidades Operacionais (5º BPM, 12º BPM, 13º BPM e 18ª Cia Ind), apresentou, nesta sexta-feira (10), o balanço das atividades realizadas no ano de 2024.

O balanço abrange as ações repressivas qualificadas e as ações de cunho preventivo, como visitas tranquilizadoras a comércios e áreas rurais, assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, projetos como o PROERD e o programa Rede Comunidade Segura.

Analisando o número de homicídios, do ponto de vista estatístico, no período de janeiro a dezembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, o Espírito Santo contou com uma redução na ordem de 12,8%. Já região Norte, área de atuação do 2º CPOR, a redução foi de 25,8%.



Em relação aos crimes contra o patrimônio, a redução foi de aproximadamente 11,53%, sendo significativas reduções também nos crimes de roubo em coletivos de 50%, residências de 24,3%, estabelecimentos comerciais de 41,9% e de pessoas em via pública de 32,7%.

Importante destacar que há inúmeras variáveis que não se encontram sob o exclusivo controle da polícia ostensiva e que parte considerável desses resultados pode-se atribuir também a diversos fatores, dentre os quais, outras áreas do poder público estadual e municipal que se relacionam, como assim preconiza o programa do Governo “Estado Presente” para os eixos de proteções “Social” e “Policial” que se entrecruzam.

No tocante às evoluções criminais, foram observadas significativas reduções na maioria dos municípios que integram a região Norte do Espírito Santo, conforme mapa disponibilizado.

A atuação da Polícia Militar nesses cenários é ampla; e os resultados alcançados foram obtidos mediante múltiplos esforços da sociedade civil organizada como um todo.

No período analisado, destacaram-se as expressivas apreensões de 603 armas de fogo, o registro de 1.164 ocorrências relacionadas a crimes de tráfico de entorpecentes e a recuperação de 419 veículos, representando aproximadamente 64 % dos veículos furtados ou roubados na região.

Diversos esforços de repressão qualificada e ações preventivas também foram realizadas conforme as apresentações.