Professor de João Neiva vence prêmio nacional de educação

Professor de João Neiva vence prêmio nacional de educação

Professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Pedro Nolasco, em João Neiva, no Norte do Estado, Helder Guastti foi o vencedor da 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, considerada a maior premiação da educação básica no Brasil.

O professor desenvolveu um projeto para valorizar a cultura, a partir de contos tradicionais, onde os alunos do 5º ano são orientados a produzir textos, que posteriormente são ilustrados com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e transformados em livro.

Por causa disso, Helder também ficou em primeiro lugar na categoria Inovação e Tecnologia, que reconhece projetos que capacitam a comunidade escolar a desenvolver soluções inovadoras, que tenham impacto positivo em suas comunidades e no mundo.

Ele contou que cerca de 60 estudantes participaram de todo o processo criativo do projeto “Como diz o outro...”, engajando as famílias e até os vizinhos.

“Passar por esse processo do Prêmio Educador Nota 10 foi, e tem sido, uma experiência singular. Sou muito grato por tudo que aconteceu e tem acontecido. Mas, principalmente, grato por poder experimentar vivências poéticas, estéticas, literárias e afetivas com crianças que querem sempre mais, que dialogam, questionam e não aceitam o mínimo”.

Helder destacou ainda que a premiação busca valorizar iniciativas que contribuem para a transformação da educação brasileira. O Prêmio Educador Nota 10 é realizado pelo Instituto Somos, uma organização sem fins lucrativos comprometida com a democratização do acesso à educação, à leitura e às competências do futuro em promoção da reinvenção da educação para o aluno.

Em 2024, foram inscritos mais de 2.700 projetos, desenvolvidos por professores e gestores escolares de escolas públicas e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, de todo o País.

Presidente do Instituto Somos, Guilherme Mélega revelou que a premiação busca reconhecer e valorizar iniciativas transformadoras desenvolvidas nas escolas brasileiras.

“Recebemos inscrições de projetos que ultrapassaram as fronteiras das escolas e geraram impactos positivos para a comunidade”.