Professor de João Neiva vence prêmio nacional de educação
Professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Pedro Nolasco, em João Neiva, no Norte do Estado, Helder Guastti foi o vencedor da 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, considerada a maior premiação da educação básica no Brasil.
O professor desenvolveu um projeto para valorizar a cultura, a partir de contos tradicionais, onde os alunos do 5º ano são orientados a produzir textos, que posteriormente são ilustrados com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e transformados em livro.
Por causa disso, Helder também ficou em primeiro lugar na categoria Inovação e Tecnologia, que reconhece projetos que capacitam a comunidade escolar a desenvolver soluções inovadoras, que tenham impacto positivo em suas comunidades e no mundo.
Ele contou que cerca de 60 estudantes participaram de todo o processo criativo do projeto “Como diz o outro...”, engajando as famílias e até os vizinhos.
“Passar por esse processo do Prêmio Educador Nota 10 foi, e tem sido, uma experiência singular. Sou muito grato por tudo que aconteceu e tem acontecido. Mas, principalmente, grato por poder experimentar vivências poéticas, estéticas, literárias e afetivas com crianças que querem sempre mais, que dialogam, questionam e não aceitam o mínimo”.
Helder destacou ainda que a premiação busca valorizar iniciativas que contribuem para a transformação da educação brasileira. O Prêmio Educador Nota 10 é realizado pelo Instituto Somos, uma organização sem fins lucrativos comprometida com a democratização do acesso à educação, à leitura e às competências do futuro em promoção da reinvenção da educação para o aluno.
Em 2024, foram inscritos mais de 2.700 projetos, desenvolvidos por professores e gestores escolares de escolas públicas e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, de todo o País.
Presidente do Instituto Somos, Guilherme Mélega revelou que a premiação busca reconhecer e valorizar iniciativas transformadoras desenvolvidas nas escolas brasileiras.
“Recebemos inscrições de projetos que ultrapassaram as fronteiras das escolas e geraram impactos positivos para a comunidade”.