Projeto Lugares de Ler encerra atividades de 2024 com ações em Aracruz e Vitória
Esta semana o Projeto Lugares de Ler realiza as últimas atividades do ano de 2024, que serão em Jacupemba, na cidade de Aracruz; e na Piedade, em Vitória. Nesta sexta-feira (27), haverá roda de leitura em Jacupemba, no Lar São José.
O livro escolhido é A bicicleta que tinha bigodes, obra infanto-juvenil do escritor angolano Ondjaki, que traz a história de três crianças que vão participar de um concurso de redação para concorrer a um prêmio, que é uma bicicleta nova com as cores da bandeira da Angola.
Na Piedade, serão duas atividades, ambas no sábado (28). A primeira será às 10 horas e se chama Você tem um minuto para uma história? Por meio dela, a agente de leitura vai percorrer a Piedade com mudas de planta em um vaso. Por onde passar, convidará as pessoas a escolher uma muda.
Cada uma tem, no fundo do vaso, o trecho de uma poesia, crônica ou conto. A pessoa vai dizer se quer ler o trecho ou que a agente leia. Após a leitura, a agente contará toda a história, possibilitando aos participantes falar suas impressões sobre o texto.
A outra atividade será uma roda de leitura, às 17 horas, na Escadaria da Piedade, onde será lido o conto Casa Tomada, de Julio Cortázar, de 1946. O texto, de realismo fantástico, foi inspirado no conto A queda da casa de Usher, de Edgar Allan Poe.
O Lugares de Ler é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Instituto Agir pela Cidadania.
O Projeto acontece em dez territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que atende regiões com alto índice de vulnerabilidade social.
São três em Vitória (Piedade, São Pedro e Bairro da Penha), dois em Cariacica (Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel), e um em Vila Velha (Terra Vermelha), Serra (Carapina), Guarapari (Jabaraí), Aracruz (Jacupemba) e Linhares (Planalto).
Cada território conta com um agente que atua em atividades de mediação de leitura, com encontros semanais. A
lém disso, durante o período do projeto, que é de um ano, cada local realizará até quatro eventos, que podem incluir atividades como pocket-show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses.