Perigo e Perigo Potencial: dois alertas emitidos para o ES

Perigo e Perigo Potencial: dois alertas emitidos para o ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com dois alertas de chuvas em vigor e emitiu mais dois para o estado do Espírito Santo. São riscos de chuvas fortes em cidades capixabas até a manhã desta quinta-feira (16).

No alerta amarelo (perigo potencial) há possibilidade de chuva com volume de até 50 milímetros o dia, ventos intensos (40-60 km/h). Já no laranja (perigo) o volume pode chegar a 100 mm/dia, com ventos entre 60-100 km/h. Neste caso há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades que receberam os dois alertas: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

As cidades que receberam apenas o alerta amarela: Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pinheiros, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério.

Situação no ES

Segundo o Boletim da Defesa Civil do Espírito Santo publicado nesta quarta-feira dá conta que no Estado os níveis do Rio Doce em Colatina e Linhares se mantém acima do normal. Em Colatina, por exemplo, ultrapassa os 4,5 metros, próximo à cota de atenção – que é de 5,3 m -, enquanto na cidade linharense o rio subiu chegando a 3,7 metros ultrapassando a cota de inundação.

O estado ainda contabiliza 705 pessoas desalojadas, 39 desabrigadas e uma morte em Santa Leopoldina.