Padroeiro de Aracruz, São João Batista: Conheça o santo e a fé além da festa junina
Celebrada nesta segunda-feira (24), a festa dedicada a São João Batista, santo católico, vai muito além da tradição folclórica regional. Para os devotos, é uma ocasião para renovar a fé e reafirmar o compromisso com os valores espirituais que ele representa.
Precursor do Messias e primo de Jesus, João Batista é reconhecido na comunidade católica pela humildade e pelo papel central na preparação do caminho de Cristo, uma ponte entre o Antigo e o Novo Testamento.
Mártir de São João Batista
Além da celebração do nascimento de São João Batista em junho, a Igreja Católica também tem a solenidade do martírio de São João Batista, que aconteceu por volta de 31 d.C (depois de Cristo), em 29 de agosto. A data é dedicada a lembrar o sacrifício final do profeta.
Segundo textos bíblicos, João Batista foi condenado à morte pelo próprio irmão de criação, Herodes, uma espécie de governador da época. O religioso criticava a vida adúltera do irmão, que havia casado com a cunhada Herodíades.
Segundo o evangelho de Marcos (Mar 6.14-29) a filha de Herodíades, Salomé, dançou para os convidados e Herodes no aniversário da mãe. Deslumbrado, ele disse que lhe daria tudo o que pedisse. Assim, Salomé, fazendo a vontade da mãe, pede a cabeça de João Batista numa bandeja. Herodes, triste, fez como havia prometido e exibiu o feito diante dos convidados.
Programação em Aracruz
A programação desta segunda-feira 24/06, na Matriz São João Batista em Aracruz, começou pela manhã às 10h00 – Missa Solene com o bispo dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e na parte da tarde, às 17h00 haverá Missa Solene com o padre Antonio Luiz Pazolini Pandolfi.
Logo após a Celebração, Será realizado o sorteio da ação entre amigos, também na Igreja Matriz às 19h.