ES registrou 58 assassinatos em março, divulgou Estado

ES registrou 58 assassinatos em março, divulgou Estado

O Espírito Santo fechou o mês de março com 58 assassinatos. Apesar do número, foi o menor historicamente, segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-ES).

O primeiro trimestre também alcança um resultado histórico de redução, fechando em 199 mortes violentas dolosas, contra 231 no mesmo período do ano passado. A queda, até o momento, é de 13,9% em relação a 2024. Os dados englobam os homicídios comuns e feminicídios.

A queda, até o momento, é de 13,9% em relação a 2024. O melhor mês de março registrado anteriormente havia sido no ano anterior, com 83 mortes. Ou seja, em 2025, foram 25 vidas preservadas em relação ao mesmo período de 2024.

Com exceção à região noroeste, que teve um pequeno acréscimo de três casos em relação ao ano passado, todas as regiões do Estado apresentaram redução de assassinatos no acumulado do ano.

Em março, o destaque ficou para as regiões Metropolitana e Noroeste, que registraram os melhores resultados do ano, com 26 e sete homicídios, respectivamente.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças de segurança e os investimentos fundamentais do Governo do Estado, para que as reduções dos últimos anos tenham sido alcançadas.

“O programa Estado Presente é um sucesso na questão da gestão, mas com certeza não funcionaria se não fossem os investimentos realizados pelo Governo e o entendimento da importância disso pelo governador. A recomposição de efetivo constante, aquisição de novas tecnologias, ações de proteção ao policial e melhoria das instalações físicas. Isso motiva o servidor, que está sendo valorizado e amparado para continuar enfrentando a criminalidade no Espírito Santo”, afirmou Damasceno.