Programa Senac de Gratuidade cria oportunidades e transforma vidas em associação indígena de Aracruz
16 estudantes estão matriculadas no Curso de Manicure e Pedicure ofertado pelo Senac-ES. A qualificação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) de Aracruz e está sendo realizada na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), localizada no bairro Caieiras Velhas, no litoral norte do estado. O curso tem carga horária de 160 horas e a conclusão prevista para fevereiro de 2024.
Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG)
A associação foi fundada em 1998 com o objetivo de representar juridicamente as comunidades indígenas nas Terras Indígenas de Aracruz: Caieiras Velhas, Irajá, Pau Brasil, Boa Esperança, Olho D’água, Três Palmeiras, Piraqueaçu, Amarelos, Nova Esperança e Areal. Sua atuação engloba diversas áreas com o propósito de promover o bem-estar do povo indígena.
Programa Senac de Gratuidade (PSG)
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.