Mais de 1700 novos empregos criados em novembro no ES
Tradicionalmente um período de aumento da demanda em setores chave da economia, já antecipando festas e feriados de final de ano, novembro foi movimentado pelo saldo positivo de 1.772 novos postos de trabalho com carteira assinada no Espírito Santo. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
O resultado foi impulsionado principalmente por segmentos como Comércio (1.640 novos empregos) e Serviços (mais 1.047). Já o setor de Indústria registrou 129 novos celetistas. Por outro lado, Construção (-945) e Agropecuária (-99) ficaram no negativo. O saldo acumulado em 12 meses é de mais 33.896 vínculos empregatícios, enquanto no ano e o saldo positivo é de 41.211 novos empregos.
Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes no Estado, os melhores desempenhos na geração de empregos com carteira estão em Cariacica (positivo de 620), São Mateus (mais 368) e Vila Velha (mais 359). Por outro lado, as maiores perdas foram em Aracruz (menos 707), Baixo Guandu (menos 38) e Barra de São Francisco (menos 16).
Investimentos que resultam em empregos
Para o diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Antônio Ricardo da Rocha, os números são reflexo de uma estabilidade econômica e política do Estado. “As contas estão organizadas, o governo tem um zelo muito grande pelo caixa, pelas contas públicas. E isso é transmitido para os investidores, criando um clima favorável para novos empregos”, falou ele.
Rocha lembra da carteira de investimentos públicos e privados no Estado para o período 2023 a 2027, no valor de R$ 65 bilhões. Segundo ele, é algo que mostra a confiança dos investidores. “Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito pelo governo do Estado na atração de investimentos. O governo tem através de suas secretarias promovido o estado por todo o país, atraindo novos negócios, além do trabalho em parceria com os municípios”, finalizou.