Funai e TRE-ES promovem ações para fortalecer a cidadania nas aldeias
A unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Aracruz (ES) prestou apoio a uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo que busca fortalecer a cidadania entre os povos indígenas. A ação integra o projeto "Cidadania e Participação Política em comunidades originárias".
No dia 10 de novembro, foram promovidas uma série de reuniões com caciques e lideranças das terra indígenas localizadas em Aracruz sobre a importância da participação indígena no processo eleitoral.
A primeira foi realizada na aldeia Guarani Nova Esperança e contou com a participação dos caciques das aldeia Nova Esperança, Areal, Boa Esperança, Amarelos e Piraqueaçú. No mesmo dia, a comitiva seguiu para a Aldeia Tupinikim Pau Brasil, onde se reuniu com os caciques e lideranças das aldeias Caieiras Velha, Irajá, Aldeia Guarani de Três Palmeiras.
Nas duas oportunidades o presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, falou sobre o projeto "Cidadania e Participação Política em comunidades originárias" e explicou a importância de os povos indígenas exercerem a sua cidadania de forma plena. Também participaram dos encontros representantes do Ministério Público Eleitoral.