Porto Imetame: aprofundamento do canal alcança 50

Com previsão de iniciar parte das operações em 2026, as obras no Imetame Logística Porto seguem a todo vapor. Localizado em Aracruz, Litoral Norte do Espírito Santo, a operação de dragagem do novo porto avança com uma produção diária de até 16.200 metros cúbicos de material, o que corresponde a cerca de nove batelões (embarcação para dragagem que tem volume de 1.800 m³ cada).
Até o momento, mais de 3,4 milhões de metros cúbicos de material já foram removidos, representando progresso para a primeira fase da operação. Este avanço inclui a preparação para o aprofundamento do canal para 17 metros, alcançando 50% da dragagem planejada. Este marco destaca além da capacidade técnica da draga, o resultado positivo que o equipamento trará ao desenvolvimento e à competitividade do porto.
A draga modelo “Backhoe”, é um equipamento exclusivo e altamente sofisticado do Grupo Imetame, com gestão da empresa Eagle. Reconhecida como uma das maiores da sua categoria no mundo, a “Backhoe” reafirma o compromisso da Imetame com inovação e excelência operacional.
“Atuar nesse projeto é um privilégio, pois se trata de uma empresa que utiliza de sua estrutura para construção de seu próprio porto, que irá mudar nosso cenário logístico. Com um parque de equipamentos que inclui dragas, batelões, rebocadores e batimetria, que já nos coloca como uma empresa sólida para o mercado”, comenta Claudio Oliveira, coordenador de Manutenção.
Imetame Logística Porto
O projeto em construção pelo grupo Imetame contará com dois píeres com estruturas para atracação de navios de grande porte. Na primeira fase, a infraestrutura atenderá embarcações da classe Suezmax, com capacidade de 1 milhão de barris e profundidade de 17 metros. Na segunda fase, o berço estará apto a receber navios VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade de 2 milhões de barris e profundidade de 25 metros. O empreendimento será vizinho ao Terminal de Barra do Riacho (TABR), operado pela Transpetro.
O empreendimento Imetame Logística Porto, em plena construção, será um Complexo de Terminais Privados, modelado para atender aos mais diversos setores produtivos, incluindo terminais especializados para diferentes tipos de cargas e serviços, como contêineres, granéis sólidos, carga geral e granéis líquidos e gases. Com informações da Imetame