ES terá mais 140 médicos atuando na Rede Pública

ES terá mais 140 médicos atuando na Rede Pública

O SUS e a Rede Estadual de Saúde do Espírito Santo terão reforços de médicos em todo o Estado. Isso porque, na última sexta-feira (08) 102 profissionais se formaram nos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Além disso, o Ministério da Saúde anunciou que 38 novos profissionais do Mais Médicos serão designados a atuar no território capixaba. Os médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior iniciaram na última segunda-feira (4) o primeiro Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) de 2024.

MAAv

O MAAv é realizado por meio de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. Os profissionais em treinamento cumprem 160 horas de aulas de legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo ministério e Código de Ética Médica, além dos protocolos e diretrizes específicas do estado e município em que irão atuar.

Programas de Residência visam fortalecer o SUS

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, pontuou que a presença desses profissionais em todas as regiões do Estado garante a descentralização da oferta dos serviços. “Para que as residências se desenvolvam, é fundamental essa parceria com os municípios e com os hospitais. É um ganho para os campos de prática contar com a atuação dos residentes e também para os profissionais, que vivenciam na prática o funcionamento do SUS e usufruem da capacidade de formação dos serviços”, completou.