É baixa procura por testes de Covid no Espírito Santo, mas é alta a taxa de positividade
Os testes para detecção da covid-19 estão disponíveis em todo Estado nos serviços de saúde municipais e são uma ferramenta importante para o acompanhamento semanal do vírus. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, o Espírito Santo tem registrado um aumento gradual da taxa de positividade nos testes de antígenos (rápidos), entretanto, a procura pela testagem ainda é baixa.
A taxa de positividade é uma importante variável para compreender a circulação do vírus no território. O aumento de positividade é observado a partir da semana epidemiológica (SE) 30 a 33, referente aos dias 21 de julho a 17 de agosto. Nessas semanas, a positividade passou de 4,04% (SE 30) para 5,34% (SE 33). Antes desse aumento, a positividade era de 2,94%.
A procura pela testagem, tanto por testes de antígenos (rápidos) quanto os de RT-PCR, deve ser estimulado por toda população, uma vez que têm um papel importante no entendimento da dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção. Além disso, pela testagem do RT-PCR, o Estado também promove a vigilância genômica, para detecção das cepas circulantes no território.
Recentemente, a Secretaria da Saúde (Sesa) realizou a compra de 100 mil testes rápidos e recebeu 9 mil por parte do Ministério da Saúde, os quais foram distribuídos às regionais de saúde para envio aos 78 municípios capixabas e também às unidades hospitalares.