ES se torna o 4º maior produtor de abacate do país
Fruto nutritivo, que vai bem em receitas doces e salgadas, fonte de vitaminas, além de também ser matéria-prima para a produção de cosméticos, como cremes, shampoos, entre outros. Sim, o abacate caiu no gosto dos brasileiros e é considerado uma mina de ouro para produtores rurais que se dedicam a seu cultivo. No Brasil, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, o Espírito Santo é o 4º maior produtor do país, com mais de 570 estabelecimentos rurais com produção da fruta.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a fruta era cultivada em uma área de 918 hectares no Espírito Santo, com uma produção de 11.657 toneladas e produtividade média de 12,7 toneladas por hectares.
Já em 2022, a área de produção expandiu e teve um aumento de 114%, com a colheita mais do que dobrando, chegando a 24.991 toneladas de abacate. Ao todo, foram produzidos 26,1 toneladas por hectare.
No Espírito Santo, a produção da fruta ganhou destaque devido ao clima tropical/subtropical do estado, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Pesquisas foram diferenciais
Entre os motivos que fizeram o Espírito Santo estar no ranking dos estados que mais produzem o abacate, está o uso de técnicas avançadas ao longo dos anos e o trato da cultura aumentaram o leque de variedade da fruta.