Curso de cinema vai acontecer entre os dias 13 a 17 de março em João Neiva

Curso de cinema vai acontecer entre os dias 13 a 17 de março em João Neiva

Este ano, o Festival de Cinema de Vitória completa três décadas e se confirma com um dos mais significativos eventos culturais do Espírito Santo e umas das mais longevas mostras de cinema brasileiro.

Para celebrar esse percurso será realizada a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória (FCV), um extenso calendário de atividades em torno da arte cinematográfica que ocorrerá ao longo deste ano. A primeira ação dessa agenda será o Laboratório de Formação em Cinema que tem o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento na área do audiovisual.

Em João Neiva, o curso de cinema vai acontecer entre os dias 13 a 17 de março, das 13h às 17h, no auditório da Escola Barão de Monjardim, no Centro da cidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Ministrada pelo diretor e produtor Bernard Lessa, a atividade será voltada para pessoas maiores de 16 anos das cidades de João Neiva, Serra e Cariacica e acontecerá no próximo mês de março. Cada cidade receberá um laboratório com duração de uma semana para um grupo formado por 20 participantes.

Cada turma receberá conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo os estudantes em todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. Ao final de cada laboratório, a turma entrega um curta-metragem finalizado que será exibido na Mostra Comemorativa 30 Anos do FCV, que acontecerá no próximo mês de junho.

Produtor e realizador de cinema, Bernard Lessa já conduziu outras edições do Laboratório de Formação em Cinema anteriormente. É sócio fundador da Rede Filmes, realizou os curta-metragens Tejo Mar (2013); Sopro, Uivo e Assobio (2015) e A Casa Térrea (2017), exibidos em alguns dos mais importantes festivais brasileiros. A Matéria Noturna, seu primeiro longa-metragem de ficção, teve sua estreia em outubro de 2021 no Olhar de Cinema de Curitiba, onde recebeu Menção Honrosa na categoria Melhor Filme Brasileiro em Competição. O Deserto de Akin, seu próximo filme, encontra-se em pré-produção.

A Mostra Comemorativa 30 Anos do FCV conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).