Covid: ES ocupa 3º lugar no ranking brasileiro de incidência da doença
Não é somente a dengue que preocupa as autoridades de saúde. Os casos de covid-19 no Brasil, também. Atualmente o Espírito Santo encontra-se em estado de alerta para a doença, segundo o Ministério da Saúde. Em fevereiro foram confirmados quase 12 mil casos da doença. A taxa de incidência na 8° semana do ano foi de 92,4 pessoas contaminadas para cada grupo de 100 mil habitantes.
Segundo o último boletim da pasta, o Espírito Santo ocupa o 3° lugar no ranking de estados com a maior taxa de incidência de covid-19 no país, ficando atrás apenas de Goiás e Roraima.
O Carnaval e a circulação de uma nova variante do vírus contribuíram para o aumento. Na semana seguinte à festa foi registrado o maior número de casos: 4.473 no total, o que representa um terço de todos os casos registrados este ano.
O índice de positividade nos testes realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) subiu 11% em um mês. Em janeiro, a taxa ficou em 37%. No mês seguinte, fevereiro, subiu para 48%.
O número de amostras coletadas para exame também aumentou, saltou de 1.700 em janeiro para 6 mil no mês passado.