Clubes estudam mudança no formato de disputa do Capixabão 2024
Com a confirmação dos acessos de Jaguaré e Rio Branco VN, a Federação de Futebol (FES) e os clubes se reuniram para definir os rumos do Campeonato Capixaba 2024. Nesta terça-feira foi realizado o primeiro arbitral onde foram discutidas diversas pautas, entre elas a possibilidade de mudança no formato de disputa.
Desde o Estadual de 2019, na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final e os dois piores são rebaixados. Das quartas em diante, a competição é em eliminatórias de mata-mata até a definição do campeão.
No encontro desta terça-feira, foram apresentadas, além da fórmula atual, outras quatro opções. A primeira delas traz, na fase inicial, os 10 times divididos em dois grupos de cinco, se enfrentando em turno e returno.
Os quatro melhores, de cada chave, avançam para as quartas de final e os quintos colocados são rebaixados. Igual ao formato atual, das quartas em diante, a competição é disputada em mata-mata até a definição do campeão.
O segundo formato sugerido também traz, na primeira fase, os 10 times divididos em dois grupos, com turno e returno. O último colocado, de cada chave, será rebaixado. Os dois melhores, dos dois grupos, fazem um quadrangular. Ao final das seis rodadas, o melhor classificado é declarado campeão.
A terceira fórmula tem a primeira fase com os 10 times se enfrentando em turno único. Os dois piores colocados, após nove rodadas, são rebaixados. Os oito classificados são divididos em dois grupos e se enfrentam em turno e returno. Os primeiros, de cada chave, decidem o título em final com jogo único.
A última proposta apresentada traz a fase inicial disputada pelos 10 times, em turno único. Os dois primeiros classificados avançam direto para as semifinais.
A segunda fase será um mata-mata com 3º x 6º e o 4º x 5º, de onde vão sair os outros dois semifinalistas. As definições dos classificados para as finais e o campeão e vice serão em jogos de ida e volta.
Nesse formato tem a volta do quadrangular do rebaixamento, em turno único, com a presença dos quatro últimos colocados da primeira fase. Ao final das três rodadas, os dois piores caem para a Série B.
Ainda não existe uma formalização destas cinco propostas. No arbitral desta terça-feira, elas foram apenas apresentadas para os representantes de Desportiva Ferroviária, Estrela do Norte, Jaguaré, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco VN, Rio Branco-ES, Serra e Vitória-ES. Na próxima reunião da FES com os clubes deve acontecer uma definição.