Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito

Ação integrada  alerta para os riscos da imprudência no trânsito

Profissionais da Secretaria de Saúde (Semsa), agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros e socorristas do SAMU participaram, na manhã desta quinta-feira (03), de um simulado de conscientização sobre acidentes de trânsito e resgate. A atividade foi realizada na Praça da Paz e integrou a programação da Semana de Prevenção, promovida pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, e contou com a parceria do Consórcio Público da Região Polinorte (CIM POLINORTE) e da Prefeitura de Aracruz.

O simulado teve como objetivo alertar a população para os perigos causados pela imprudência no trânsito e demonstrar, na prática, a complexidade dos atendimentos a vítimas de acidentes. Durante a atividade, equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros simularam o resgate de uma vítima demonstrando como acontecem os atendimentos de forma real. Além disso, também foi realizada abordagem a carros que passavam pelo local, com a orientação e instruções quanto as situações de emergência no trânsito e como acionar o serviço de urgência e emergência. 

“Esse tipo de treinamento já faz parte da rotina do Corpo de Bombeiros. É fundamental proporcionar vivências como essa tanto para os profissionais envolvidos, como para o público, que tem a oportunidade de vivenciar e entender a importância da preparação diante de situações que, infelizmente, são recorrentes no nosso dia a dia”, pontuou o Tenente Araújo do Corpo de Bombeiros. 

Davi de Almeida, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu CIM POLINORTE, falou da importância da parceria na realização da ação. “Essa atividade tem como principal objetivo conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito. Por meio da parceria entre as instituições, conseguimos ampliar nosso alcance e fortalecer a capacidade de oferecer serviços mais qualificados e eficazes à sociedade”, disse. 

Para a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, a ação vai muito além de uma simples simulação. “Ela demonstra, na prática, a importância da atuação integrada entre os órgãos de saúde, segurança e trânsito, e reforça nosso compromisso com a preservação de vidas. Queremos sensibilizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a necessidade de atitudes mais conscientes nas vias. Prevenir acidentes também é cuidar da saúde pública”, finalizou.