Em Aracruz (ES), Honda Racing vai ao alto do pódio no Brasileiro de Enduro

Bruno Crivilin vence em casa a categoria E2 e segue na liderança da Elite (geral); Vinícius Calafati (E1), Luciano Rocha (E3) e Bárbara Neves (EF) também ganham suas classes e ampliam vantagem no campeonato, que entrou na fase decisiva.
A equipe Honda Racing voltou a mostrar sua força no Brasileiro de Enduro 2025, neste fim de semana (5 e 6/7). Tradicional parada no calendário da competição, a capixaba Aracruz desafiou os pilotos com especiais técnicas e exigentes pela quarta prova da temporada. Bruno Crivilin correu em casa para vencer a categoria E2, seguindo na liderança da Elite, que combina as principais divisões do campeonato. Vinícius Calafati (E1), Luciano Rocha (E3) e Bárbara Neves (EF) também foram os melhores nas respectivas classes e ampliaram vantagem em primeiro lugar da tabela.
Com a motocicleta Honda CRF 450RX, Crivilin foi o mais rápido na classificação geral até a última especial do sábado. No domingo, o dono de 12 títulos nacionais não deu chance aos adversários. “É sempre muito bom andar próximo da família e dos amigos, é uma torcida diferente. Mais uma vez foi uma prova muito bem feita. Sigo líder da categoria e da Elite, todos na equipe também venceram. Agora vou voltar as atenções para o Sertões, que é uma das competições mais importantes do meu calendário, e em seguida retornamos ao Enduro.”
Calafati foi o mais rápido da E2 nos dois dias de competição e fechou o fim de semana em terceiro na Elite, com a CRF 250RX. O paulista, que possui nove títulos nacionais de enduro, também fez um balanço positivo de sua participação. “Consegui evoluir em relação à prova anterior e andei entre os primeiros também na geral. O calor exigiu bastante e o fim de semana se mostrou muito disputado. Cheguei ao final das especiais bem desgastado, mas o somatório foi muito positivo.”
Em busca do terceiro título nacional da modalidade, Rocha foi mais um a destacar o elevado nível técnico do percurso capixaba e o desempenho coletivo do time. “Tudo funcionou muito bem, estou contente com o trabalho da equipe e os resultados. Foram dois dias muito intensos, que exigiram do equipamento e dos pilotos”, avaliou o mineiro, que utiliza a CRF 450RX.
Bárbara Neves não apenas venceu na EF (Feminina) como foi a segunda colocada na categoria EI, competindo com os homens (na qual é a vice-líder do campeonato). A goiana se sentiu à vontade nas especiais de Aracruz e comanda uma CRF 250RX. “Foi muito bom, andei bem nos dois dias e o fim de semana foi bastante produtivo. Agora vou trabalhar para a prova da Bahia”, finalizou a hexacampeã brasileira.
A quinta prova do Brasileiro de Enduro será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, em Castro Alves (BA). A equipe Honda Racing de Enduro tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW e Borilli Racing.
Campeonato Brasileiro de Enduro 2025
4ª prova – Aracruz (ES)
Resultados (três primeiros)
Elite (Geral)
1º – Patrik Capila #33
2º – Bruno Crivilin #1 – Honda Racing – Honda CRF 450RX
3º – Vinicius Calafati #32 – Honda Racing – Honda CRF 250RX
4º – Luciano Rocha #94 – Honda Racing – Honda CRF 450RX
E1
1º – Vinicius Calafati #32 – Honda Racing – Honda CRF 250RX
2º – Renato Paz #101
E2
1º – Bruno Crivilin #1 – Honda Racing – Honda CRF 450RX
2º – Patrik Capila #33
3º – Joaquim Neto #711
E3
1º – Luciano Rocha #94 – Honda Racing – Honda CRF 450RX
2º – Washington Assis Silva #225
EF
1ª – Bárbara Neves #116 – Honda Racing – Honda CRF 250RX
2ª – Késsia Tristão #1112
EI
1º – Edinaldo Rolim de Souza #717
2ª – Bárbara Neves #116 – Honda Racing – Honda CRF 250RX
Calendário – Brasileiro de Enduro 2025
5ª prova – 9 e 10 de agosto – Castro Alves (BA)
6ª prova – 12 e 13 de setembro – Coqueiro Baixo (RS)
7ª prova – 25 e 26 de outubro – Patrocínio (MG)