Setor de saúde registra mais de 60 mil empregos no ES

O setor de saúde está em expansão no Espírito Santo: em fevereiro, o segmento registrou 60.014 postos de trabalho formais. O número subiu 6,3% em comparação a 2024 (56.427), superando o crescimento do setor de serviços em geral, que foi de 4% no mesmo período.
No mês, houve um saldo positivo de 205 novos empregos, destacando-se dentro do contexto geral dos serviços, que teve um total de 4.234 vagas. As atividades de atendimento hospitalar e as de atenção ambulatorial realizadas por médicos e dentistas foram as principais responsáveis pela criação de empregos, com saldos de 169 e 67 postos, respectivamente, áreas que mais empregam na saúde.
Esse desempenho reforça a importância econômica da saúde, tanto de forma direta quanto indireta, destacando seu impacto na geração de renda e empregos, aquecendo a economia capixaba. Além disso, indica uma recuperação no ritmo de contratações do setor, que havia apresentado saldo negativo em dezembro.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os municípios de Guarapari (46), Vila Velha (34) e Cachoeiro de Itapemirim (28) se destacaram pela criação de novos empregos formais em fevereiro e possuem sistemas de saúde bem estruturados. A maior parte dessas vagas foi gerada pelas atividades de atenção hospitalar, o que evidencia a concentração da oferta de trabalho em estabelecimentos de maior porte.
A faixa etária com maior saldo de empregos foi a de 18 a 24 anos, com 175 novas contratações. Dentro desse grupo, 22 vagas foram destinadas a jovens aprendizes, reforçando a presença de programas de inserção no mercado para esse público.