Aracruz é destaque nacional: Nota A+ em gestão fiscal e financeira
A cidade de Aracruz acaba de ser reconhecida com a nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a mais alta classificação conferida aos municípios que apresentam excelência tanto na Capacidade de Pagamento quanto na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
A conquista coloca Aracruz entre os 84 municípios brasileiros, de um total de 5.567 analisados, que atingiram essa pontuação máxima.
Aracruz obteve nota A nos três principais indicadores financeiros que medem a capacidade de pagamento dos municípios: endividamento, poupança corrente e liquidez.
Nos detalhes, o município apresentou uma relação de endividamento de 6,35% (frente ao limite de 60%), uma poupança corrente de 80,43% (dentro do limite de 85%) e uma liquidez de 28,98% (acima do mínimo exigido de 5%).
A nota da capacidade de pagamento, que avalia o equilíbrio fiscal das contas municipais, trouxe Aracruz para a 42ª posição no cenário nacional para os indicadores de Endividamento e Poupança Corrente e a 9ª posição no indicador de Liquidez.
No Espírito Santo, Aracruz é destaque, ocupando a 4ª posição no indicador de endividamento e a 3ª posição em poupança e liquidez.