Últimos dias para inscrição no concurso de conilon de João Neiva

Produtores de João Neiva têm até o dia 14 de julho para se inscrever na primeira edição do Concurso de Qualidade de Café Conilon do município. A iniciativa, inédita na cidade, tem como objetivo incentivar a produção de cafés de excelência, com práticas sustentáveis e valorização do trabalho no campo.
O concurso é promovido pela Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A ação conta com o apoio do programa Inovagro e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Serão premiados os cinco melhores cafés produzidos no município, avaliados com base em dois critérios principais: qualidade da bebida e sustentabilidade da produção. A premiação total soma R$ 10 mil em dinheiro, que será distribuída entre os vencedores.
Para participar, cada produtor deverá entregar uma amostra de 2 kg de café seco e pilado, que será analisada por especialistas do Incaper, após torra e moagem em laboratório. As inscrições podem ser feitas no escritório do Incaper ou na Secretaria Municipal de Agricultura, ambos situados na Avenida Negri Orestes, 346, Centro.
Segundo o coordenador do Incaper em João Neiva, Adriano Corrêa de Jesus, a análise da bebida seguirá os protocolos da Specialty Coffee Association (SCA), que considera atributos como aroma, sabor, acidez e doçura. Já o quesito sustentabilidade será avaliado por meio de um questionário técnico baseado no Currículo Mínimo de Sustentabilidade do Café.