Suzano ganha prêmio internacional de sustentabilidade

Suzano ganha prêmio internacional de sustentabilidade

Uma empresa localizada em Aracruz no Espírito Santo ganhou reconhecimento internacional com o Prêmio Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável Verde, ou em inglês, o Green Sustainable Development Contribution Award. É o segundo prêmio da companhia no mesmo festival. 

A vencedora foi a Suzano – a maior produtora mundial de celulose e uma das maiores produtoras de papel da América Latina, que possui duas plantas localizadas no estado, uma em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Aracruz.

O prêmio foi entregue durante o Festival Internacional Green Zero-Carbon, realizado no dia 15 de junho em Pequim, pelo seu comitê organizador, que inclui influentes instituições de pesquisa, consultorias e veículos de mídia da China.

O Festival Green Zero-Carbon reúne mais de mil representantes que atuam em políticas, negócios, academia e mídia, ao lado de companhias que apresentam seus objetivos, estratégias e melhores práticas, com o objetivo de apoiar a China em seus esforços para atingir uma economia com zero em emissões líquidas.

O programa da premiação foi desenvolvido para reconhecer companhias com contribuições de destaque nas áreas de energia verde, redução de emissões de carbono, inovação tecnológica e conservação do meio ambiente. Neste ano, os jurados utilizaram como critérios a influência, inovação, empoderamento e visão das iniciativas das companhias participantes.

Ações na China

O diretor-executivo de Negócios para a China da Suzano, Pablo Machado, comenta a importância da premiação. Foto: Divulgação

“Estamos honrados em receber mais um prêmio no festival. É um reconhecimento maravilhoso do nosso empenho e conquistas em desenvolvimento sustentável. Estamos ansiosos para interagir cada vez mais com nossos públicos de relacionamento no país, a fim de apoiar a ambição do “carbono duplo” na China. O crescimento econômico promissor do país e o atual tamanho do seu mercado estão gerando uma demanda significativa por diversas matérias-primas de fonte renovável e alto valor agregado. Por atuar no negócio de fontes renováveis, nossa companhia tem excelentes condições de contribuir com a transição da China para uma economia de baixo carbono”, afirma o diretor-executivo de Negócios para a China da Suzano, Pablo Machado.

Em 2023, a Suzano lançou seu Hub de Inovabilidade em Xangai, o primeiro centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e inovação da companhia na Ásia.

Além disso, a companhia assinou acordos de cooperação estratégica com instituições e universidades da China para pesquisa e desenvolvimento de materiais produzidos por fontes renováveis, lançou um programa de sustentabilidade em parceria com um cliente e um fornecedor relevante no país e iniciou uma chamada aberta para startups na China. Em 2022, no mesmo festival, a Suzano havia recebido o ESG Model Enterprise Award, indicada como organização modelo em ESG.