Suspeitos de cometer arrombamentos ao comércio de Aracruz são presos
Até o momento quatro suspeitos e um adolescente, acusados de cometer cinco arrombamentos ao comércio de Jacupemba e Guaraná, foram apreendido em Aracruz. Os crimes geraram um prejuízo de mais de 300 mil reais para os lojistas. O foco dos acusados eram as lojas de roupas e sapatos. A investigação teve início no dia 24 de abril deste ano.
Os acusados são identificados como Leonardo Neves dos Santos, 27 anos; Anderson Mendes de Souza, 29 anos; Gabriel Silva da Cruz, 22 anos; e Vitor Rossi Sales, 19 anos.
O titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Aracruz, delegado Leandro Sperandio, fala como era o modo de agir dos acusados. “Eles vinham até Jacupemba e Guaraná durante a noite ou madrugada, se aproximavam, arrombavam e levavam tudo, normalmente era vestuário, roupas, sapatos, e objetos da loja, caixa de som, aparelho celular, joias, bijuterias. Os acusados são todos de Linhares e essa é uma estratégia deles para tentar confundir a investigação”.
O delegado relata ainda que, os suspeitos vendiam as peças de diversas formas. “Eles vendiam uma parte na internet, em sites de compras e aplicativos, outra parte era vendida no mercado municipal de Linhares e o restante, vendiam dentro da comunidade, por um valor bem menor que o lojista”, afirmou.
Esse fato chamou a atenção do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda. “Esses arrombamentos geravam um prejuízo muito alto para os lojistas, cada loja arrombada tinha um prejuízo de 70 a 80 mil reais e para os bandidos, era um lucro muito baixo”, disse.
Os suspeitos confessaram e disseram que roubavam para pagar as dívidas com o tráfico de drogas e dificuldades financeiras. Os cinco suspeitos vão cumprir pena por furto qualificado com concurso de pessoa mediante arrombamento e repouso noturno (quando o crime é feito a noite, a pena é maior), além de associação criminosa e corrupção de menor, porque um adolescente estava com eles.
Resposta para a sociedade
Para o Delegado José Darcy Arruda, essa prisão é uma resposta para a sociedade da região norte. “Conseguimos realizar a prisão de uma associação criminosa voltada para arrombamentos de furto qualificado na região de Aracruz. Com essas prisões, o local já se normalizou, o que nos chamou a atenção foi a forma como eles agiam e a forma como vendiam esses produtos deixando os comerciantes em prejuízo, mas o Deic de Aracruz, agiu rápido e eles vão pagar pelos crimes”.
O titular da Deic ressalta a importância das denúncias. “Além das imagens de vídeo monitoramento, as denúncias via 181 contribuíram muito para que a investigação policial tivesse êxito e agora, eles vão pagar pelo crime que cometeram”.