Seis idosos sofrem maus-tratos por dia no Espírito Santo
Seis idosos sofrem maus-tratos por dia no Espírito Santo, entre eles abandono, agressão e ameaça. Na maioria dos casos, os agressores são filhos ou familiares próximos das vítimas.
Em muitas situações, idosos relatam que a agressão vem de quem eles menos esperam: os próprios familiares.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a média diária de ocorrência de violência contra idosos do ano de 2023 foi de seis casos por dia, sendo maior que o número registrado no ano de 2022, com a ocorrência de cinco casos diários. Esses crimes estão ligados ao abandono, maus-tratos e lesão corporal.
O psicólogo Felipe Gomes destaca que nas relações em que filhos cometem crimes de agressão contra os pais, a motivação é o desgaste na relação e com os conflitos.
"Os filhos muitas vezes acham que a resolução do conflito é a agressão contra os genitores por acharem que dessa forma estão liberando o ódio. Boa parte desses crimes está ligada ao sentimento de ´´odio e revolta contra os pais", afirma o psicólogo.
De acordo com o especialista, em diversas situações, o uso de drogas por parte dos agressores acaba sendo um complicador, fazendo com que eles partam para a agressão contra os idosos.