ES registra mais de 500 casos de abuso financeiro contra idosos
De golpes financeiros a pressões emocionais, violência física e até cárcere privado, mais de 500 casos de violência patrimonial contra idosos no Espírito Santo foram registrados em 2024.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, ao todo, foram registrados 538 casos de violência patrimonial contra idosos no Espírito Santo. Apenas durante o mês de junho, foram 74 casos.
A delegada titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi), Milena Girelli, relatou que muitas vezes as vítimas possuem dificuldades em realizar a denúncia, além do apoio familiar.
A violência patrimonial contra idosos é uma forma de abuso que ocorre quando há a exploração indevida ou ilegal dos recursos financeiros, ou materiais de uma pessoa idosa. Por meio de apropriação indébita de bens, fraudes, alterações em testamentos ou transferências de propriedade, entre outras.
Esse tipo de abuso financeiro contra idosos, muitas vezes, ocorre dentro de casa, aproveitando a proximidade e confiança familiar.
Muitas vezes, familiares próximos podem explorar financeiramente os idosos, manipulando suas finanças, pressionando para mudanças em documentos legais ou mesmo apropriando-se indevidamente de seus bens.
Essa forma de abuso é facilitada pela dependência emocional e física dos idosos em relação aos familiares, e dificultando a denúncia. A delegada destacou os locais onde é possível realizar as denúncias.