PF investiga quadrilha de Aracruz que fraudou o auxílio emergencial na pandemia
A Polícia Federal está investigado uma quadrilha de Aracruz, município do norte capixaba, que fraudou o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de coronavírus.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido manhã desta quinta-feira (25) em Aracruz, em uma casa. Foram apreendidos dois celulares dos suspeitos.
As investigações apontam que a quadrilha realizou inúmeras fraudes para desvio de valores pagos pelo Governo Federal durante o período da pandemia. Num primeiro momento, os fraudadores realizavam cadastros falsos no aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, requerendo o benefício.
Como a Caixa não permitia a realização de transferências eletrônicas e saques, eles emitiam boletos bancários e efetuavam os pagamentos com o recurso do auxílio emergencial.
Isso possibilitava receber os valores através de contas abertas em várias empresas de serviços financeiros digitais, as Fintechs, especialmente através da empresa de serviços de pagamento digital Mercado Pago, criada para facilitar operações de compra e venda realizadas entre usuários de plataformas de e-commerce.
Caso condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de furto qualificado, cujas penas variam de dois a oito anos.