Mulheres de Aracruz aprendem a bordar em oficina de graça e recebem bolsa de R$200
O projeto itinerante Bordando Memórias realiza oficinas de bordado em Barra do Riacho, distrito de Aracruz, para mulheres que tenham interesse em aprender um novo ofício, oportunizando a geração de renda. São 37 alunas participantes, que ainda recebem uma bolsa no valor de R$ 200 reais. Já participaram do projeto doze cidades nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Durante as oficinas, as participantes são apresentadas ao bordado livre e estimuladas a revisitar suas memórias, aproximando-as da arte e de suas individualidades em um processo de reconhecimento das habilidades e resgate da autoestima, promovendo, assim, a arteterapia.
Para se inscrever no projeto foi preciso ter mais de 18 anos e residir em Barra do Riacho. Os encontros acontecem nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 com turmas pela manhã e tarde, e ainda são realizadas palestras de memória e empreendedorismo artístico com o objetivo de fomentar a entrada das alunas no empreendedorismo artístico.
São instruídas formas de iniciar com a comercialização da arte pela internet, em feiras, espaços culturais, entre outros, buscando o fortalecimento da geração de renda para essas mulheres.
O Bordando Memórias é uma proposição da Eva Comunicação – produtora de arte e cultura capixaba, que conta com o patrocínio do ICV – Instituto Cultural Vale e Vale. Todas as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @projeto.bordandomemorias e site bordandomemorias.com.br.