Governo do ES vai decretar medidas para economia de água
A falta de chuvas e estiagem dos últimos meses colocou o Espírito Santo em alerta para a economia de água. Nesta terça-feira (16), será publicada a Resolução 002/2024, pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).
De acordo com a Agerh, a falta de chuva colabora para baixar as vazões nos principais rios e cursos d'agua do Espírito Santo. A resolução traz recomendações para o uso de água direcionadas à população em geral e também a setores como agricultura e indústria.
O estado de atenção já foi decretado outras vezes no Espírito Santo, a última delas, em novembro de 2023, principalmente por conta da onda de calor que atingiu o Brasil e do fenômeno El Niño.
Dentre as recomendações, estão a redução do consumo de água, além da reutilização sempre que possível e a manutenção de equipamentos e instalações para evitar desperdícios.
A Agerh também poderá estabelecer restrições face ao possível agravamento da situação nas bacias hidrográficas estaduais, sob a possibilidade de regras excepcionais de redução do uso em bacias hidrográficas e revisão das Portarias de Outorga do Direito de Usos.