Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município
Entre um dos municípios que mais tem investido em saneamento básico no Estado, a Prefeitura de Aracruz, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), entrega mais uma importante obra que resulta em avanço na qualidade de vida da população, com a inauguração nesta sexta-feira (22), às 10h, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul.
O evento representa um marco no aumento da disponibilidade do tratamento do esgoto na Sede, além da eficiência e modernidade do sistema de saneamento básico do município.
Para a construção da ETE Sul foram investidos R$ 26,7 milhões, captados pelo município, através de uma operação de crédito com a Caixa, por meio do Finisa, financiamento à infraestrutura e ao saneamento voltado ao setor público.
Projetada para atender os bairros Limão, Centro, Vila Rica, Decarli, Sauaçu, Bela Vista, Segatto e Jequitibá, a Estação surge em resposta à ausência do tratamento do esgoto proveniente destes bairros e também inclui o aumento populacional futuro com a demanda crescente de tratamento de esgoto. É a principal obra para a universalização do serviço.
A ETE foi construída concomitante às obras de macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista, e juntos esses serviços vão beneficiar aproximadamente 38 mil habitantes.
Juntamente com a ETE Jacupemba, o percentual de tratamento de esgoto se elevará de 33% para 93% em toda a área atendida pelo SAAE, garantindo o tratamento eficiente do esgoto, contribuindo para saúde da população, meio ambiente e uma cidade saudável e sustentável para as futuras gerações.