Espírito Santo registra alta de 6% nos empregos formais do setor de saúde

Espírito Santo registra alta de 6% nos empregos formais do setor de saúde

O setor de saúde capixaba registrou mais de 59 mil empregos formais em janeiro. O número total (59.810) é 6,3% maior que o acumulado no mesmo mês de 2024.

Ao verificar o crescimento de janeiro deste ano, houve 121 novos postos de trabalho criados na área, sendo esse o saldo entre as 2.372 admissões e as 2.251 demissões. O desempenho foi superior ao de dezembro de 2024, quando o saldo foi negativo em 30 vagas.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na avaliação de janeiro, as atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e dentistas lideraram a criação de empregos, com um saldo de 193, seguidas pelo trabalho de profissionais da área de saúde exceto médicos e dentistas (28 postos) – esse engloba profissões como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outras, sendo serviços essenciais para garantir a integralidade em saúde.

De acordo com a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o crescimento de 6,3% nas vagas mostra o papel econômico direto e indireto do setor em comparação ao setor de serviços como um todo, contribuindo não somente para a geração de empregos, mas também para a atração de investimentos, inovação tecnológica e desenvolvimento de infraestrutura.

Quanto aos municípios, os destaques na criação de novos empregos vão para Cachoeiro de Itapemirim (56), Cariacica (42) e Colatina (37), refletindo um aumento significativo nas oportunidades de trabalho nessas regiões. Esse crescimento pode estar relacionado ao aumento na busca por serviços de saúde, melhorias nos atendimentos locais ou expansão da rede de serviços, em especial médicos e odontológicos, nessas cidades.