ES começa a avaliar a educação básica de 120 mil estudantes
Teve início, nesta segunda-feira (6), a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações externas em larga escala, que permite realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.
No Espírito Santo, serão avaliados cerca de 120 mil estudantes das redes pública e privada. Desses, 50 mil são da Rede Pública Estadual de Ensino.
Neste ano, vão participar das avaliações censitárias os estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª e 4ª séries do Ensino Médio regulares da Rede Pública Estadual de Ensino, por meio de testes cognitivos e questionários contextuais.
As avaliações amostrais ocorrem com testes de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental, e Ciências da Natureza e Ciências Humanas para as demais etapas avaliadas. Para a Rede Privada, as avaliações ocorrerão nos mesmos componentes e etapas, todas de forma amostral.
Os objetivos são:
Produzir indicadores educacionais para o Brasil, suas regiões e unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e as instituições escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas;
Avaliar a qualidade, a equidade, e a eficiência da educação praticada no País em seus diversos níveis governamentais;
Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil;
Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.
Considerando a qualidade da Educação Básica como um atributo multidimensional, o Saeb toma como referência sete dimensões de qualidade da Educação Básica: I – Atendimento escolar; II – Ensino e aprendizagem; III – Investimento; IV – Profissionais da educação; V – Gestão; VI – Equidade; e VII – Cidadania, direitos humanos e valores.
A publicação dos resultados é garantida para as unidades escolares que obtiverem a participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados, e o mínimo de dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos.
Os resultados são descritos em níveis de aprendizagem, organizados de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, para cada uma das etapas avaliadas.
Os resultados de aprendizagem dos estudantes, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, verificadas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Saeb é uma ação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Compete à Secretaria da Educação (Sedu) orientar as Superintendências Regionais de Educação (SREs) e unidades escolares sobre a aplicação, bem como implementar ações de intervenções de acordo com os resultados apresentados, tanto no que se refere ao desempenho dos estudantes, quanto à taxa de participação das escolas na realização dos testes.
Quanto maior a participação, mais fidedignos serão os resultados, retratando a realidade da rede e favorecendo para o planejamento de ações voltadas ao alcance de mais equidade e qualidade da educação.