Em 2 meses, 12 mulheres foram assassinadas no ES
Março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, começou com um dado positivo para a Segurança Pública capixaba. O Espírito Santo registrou uma redução no número de mulheres mortas no primeiro bimestre de 2024, em comparação com o ano anterior.
Apesar da queda na estatística, o número ainda é alto e preocupante. Em apenas dois meses, 12 mulheres foram assassinadas no Estado.
Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), divulgados na manhã desta sexta-feira (01º), das 12 mulheres mortas em 2024, seis foram vítimas de feminicídio. No ano passado, foram registrados 16 mortes em janeiro e fevereiro, sendo sete crimes de gênero.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, destacou que ano após ano o Espírito Santo adota mais ações e programas para acolher as vítimas de violência doméstica.
“Temos que entender que mudando essa cultura ano após ano, teremos sucesso. É um caminho árduo, pois é algo que vem da criação desses indivíduos, que entendem a mulher como propriedade, acham que podem mandar na vida delas. Temos que ser mais eficientes no combate a esse tipo de crime e estamos criando mecanismos para melhorar essa rede de apoio”, pontuou.