Quase 500 trotes são recebidos por dia em central de acionamento da polícia no ES
Em 2023, 179.006 trotes foram passados para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) do Espírito Santo. O número equivale a uma média de 490 trotes por dia e representa 6,5% do total de ligações feitas para a central, que recebe todos os acionamentos feitos para o 190 e 193 em todo o estado.
O subsecretário de Comando e Inovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp/ES), coronel André Có, explicou que essa quantidade tão expressiva é realmente de trotes, e não estão contabilizados, por exemplo, ligações em que a pessoa desliga quando alguém atende ou chamadas incompletas.
Historicamente, o número de trotes recebidos pelo Ciodes aumenta no período de férias escolares. Entretanto, segundo o coronel André Có, são trotes muito grotescos e fáceis de identificar. As crianças e adolescentes falam coisas absurdas e não conseguem dar continuidade às respostas das perguntas do atendente.
Ainda assim, em todo atendimento é passada a informação de que a ligação está sendo gravada e arquivada no banco de dados do centro integrado e que o trote pode configurar um tipo de crime. "Se a conversa evoluir para uma questão mais complicada, cabe o acionamento da Polícia Civil", explicou.
O Ciodes começou a funcionar no Espírito Santo em 2004, completando 20 anos de existência em 2024. No início, o número de trotes beirava os 50%.
O subsecretário de comando e inovação explicou ainda que o que preocupa são os trotes com grande potencial de causar problemas para a parte operacional. São ligações falsas bem elaboradas que podem chegar a afetar o trabalho da polícia.