Covid-19 em adultos aumenta em alguns estados; ES tem estabilidade
O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta segunda-feira (30), mostra um aumento de casos de Covid-19 entre a população adulta em alguns estados brasileiros. O Espírito Santo não se destacou em relação ao crescimento da doença e manteve estabilidade.
Inclusive a 4ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde (ExpovigES), realizada nas últimas quinta-feira (26) e sexta-feira (27), reuniu profissionais de saúde do Espírito Santo em prol do fortalecimento da vigilância capixaba e evidenciou que excelentes ações estão em curso no Estado.
Ao todo, 11 trabalhos foram premiados, dos 33 selecionados para apresentação oral na Mostra Competitiva, de acordo com as áreas prioritárias.
Esse aumento é observado no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com um ritmo mais lento no Sul. Em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, há indícios de um aumento gradual entre os mais velhos, sem refletir um aumento total neste grupo.
Por outro lado, no Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro, onde houve alertas anteriores de crescimento, há sinais de interrupção no aumento de casos. Essa análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 42, que compreende o período de 15 a 21 de outubro.
A nível nacional, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes mostram estabilidade ou oscilação. Contudo, na população adulta, especialmente a partir dos 65 anos, há um aumento lento. Esse crescimento é reflexo do aumento de casos positivos para Covid-19 desde setembro, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.