Aracruzense é reconhecida pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Aracruzense é reconhecida pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Com a participação de mais de 150 mulheres de 44 municípios capixabas, foram eleitas as vencedoras em três categorias (Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios e Produtora Rural), do Prêmio Mulher de Negócios 2023. A cerimônia de premiação ocorreu no auditório do Sebrae/ES, em Vitória, quando foi celebrada a força do empreendedorismo feminino.

A superintendente da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes), Simone de Fátima Garcia, que é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, ressalta que, atualmente, o estado conta com 195 mil mulheres à frente de pequenos negócios e que as ações do Sebrae são cruciais para o seu desenvolvimento.

Paixão virou empreendimento de sucesso

Na categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi Mariana Medeiros Mota Tessarolo, proprietária da Casa de Repouso Aconchego, em Aracruz. Ela transformou sua paixão por trabalhar com idosos em um empreendimento que já conta com quatro unidades espalhadas nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

Enfermeira e psicóloga, Mariana trabalhou muitos plantões e vendeu seu carro para iniciar seu sonho de empreender. Com suas economias, ela conseguiu, aos poucos, reformar a casa que se tornou a primeira unidade da Casa de Repouso Aconchego.

“Eu realmente acredito no que faço e tenho muita confiança no meu negócio. Quando quis empreender, muitos disseram que era uma loucura, principalmente por ser no interior. No entanto, estudei muito, conheci o Sebrae e nunca mais larguei. Além do Empretec, já participei de diversos cursos e consultorias”, relembra.

Em menos de 10 anos, Mariana estabeleceu-se como uma referência nacional em seu setor e atualmente integra a Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, que representa mais de sete mil instituições de longa permanência para idosos em todo o país.

PRÓXIMAS ETAPAS

Em outubro, as vencedoras da etapa estadual serão avaliadas por um júri regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.

Já a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação, que acontecerá presencialmente em Brasília (DF).