5G chega em Aracruz e cidades portuárias e do agronegócio na próxima semana, diz Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar na próxima quarta-feira a nova rede 5G para 102 novos municípios. O destaque desta vez é que a lista contará com cidades portuárias, como Paranaguá (no Paraná), Tubarão (Santa Catarina) e Aracruz (Espírito Santo).
Estão na lista ainda Altamira (no Pará), onde está a usina de Belo Monte, além de cidades voltadas para a agropecuária como Toledo (PR), Sinop (Mato Grosso) e Barretos (São Paulo).
- Sabemos da relevância do 5G para essas verticais econômicas, além de beneficiar o cidadão. Esses 102 locais somam mais de R$ 134 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto)- afirma Moisés Queiroz ao GLOBO, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com a nova leva de liberação para a semana que vem, quando o Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G, se reúne, serão 1.712 municípios liberados com o 5G. Segundo dados da Anatel, a população totaliza mais de 145 milhões de brasileiros, representando 69,3% da população do país.
Atualmente, o 5G já está operando em 199 cidades. Para ter acesso ao 5G, é preciso comprar um smartphone habilitado ao 5G. A quinta geração permite velocidade até cem vezes maior que a atual rede 4G e vai impulsionar a implantação de objetos conectados nas indústrias e dar fôlego a carros conectados, por exemplo.
A previsão é que até julho de 2024 a nova rede esteja liberada a outros 1275 municípios. Antes de o 5G estar liberado, é preciso instalar equipamentos nos locais para evitar interferências com o sinal da TV. Queiroz lembra que já foram instalados mais de 15 mil filtros, dos 19.309 planejados.