12ª edição da Itália Unita em Aracruz terá início na próxima quinta-feira (11)
O distrito de Guaraná, em Aracruz, já está no clima da Italia Unita, que na edição deste ano celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Serão quatro dias de programação – a maior parte no pátio da Associação de Moradores – a partir da próxima quinta-feira 11, com entrada gratuita. Além de apresentações que ressaltam a cultura italiana, o evento reserva shows populares com grandes nomes da música capixaba.
A festa começa com um dia de palestras e workshops. Na sexta-feira (12), iguarias da cozinha italiana passam a serem ofertadas pelas barracas, cantinas e restaurantes. Haverá ainda desfile para eleger a rainha e as princesas da 12ª Italia Unita, além de show italiano com a banda Brasitalia, de Santa Teresa, e show popular com a banda Comichão.
No sábado (13), pela manhã, ocorre à avaliação do Concurso de Decoração de Fachadas, com R$ 2,5 mil em prêmios. À tarde, a atração é a aguardada Carretella Italia Unita, com 26 alas e 15 alegorias. Ainda haverá interação cultural com grupos de dança; cantoria folclórica; show italiano com o grupo Italiamo, de Nova Venécia; e show popular com a cantora Luiza Andrade.
Uma missa italiana na Igreja Matriz da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus abre a programação do domingo (14). Na sequência, haverá “Cortejo do Imigrante”, com a ‘Polenta Móvel’ da Capitella, festa típica da cultura italiana em Nova Venécia; Virada da Polenta da Nonna; campeonatos culturais de serra madeira e moagem de café manual; show italiano com a banda Gioco Di Mora, de Alfredo Chaves; e show popular com o cantor Carlinhos Rocha.
Realização do Centro Di Cultura Italiana e do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), a 12ª Italia Unita conta com apoio da Prefeitura de Aracruz, Caliari Cidadania, Cooabriel, Recicarbon e SA Ambiental. Os patrocinadores são Grupo Estel, Imetame, Oriundi Supermercados e Supermercados Devens.