Aracruz avança com ZPE e pode liderar nova região metropolitana capixaba

A implantação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil em Aracruz vai impulsionar o desenvolvimento do Norte do Estado. Já é prevista a criação de uma nova região metropolitana capixaba em um prazo de 20 a 40 anos, dado o salto de desenvolvimento previsto para a região.
Hoje, o Estado tem uma região metropolitana, a da Grande Vitória, cenário que vai mudar em algumas décads, na previsão de especialistas e empresários. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Colatina, Luiz Fernando Lorenzoni, disse que a região mudou nos últimos 15 anos.
“O trabalho que vem sendo realizado aqui resultou na vinda de grandes grupos empresariais que, somado à instalação da ZPE, agrega valor e a torna cada vez mais competitiva. Há sim potencial para que ela se torne uma nova região metropolitana no futuro, daqui a algo entre 20 a 40 anos, mais ou menos”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Sergio Vidigal, disse que a ZPE promete atrair indústrias voltadas ao mercado externo e que, aliado a isso, os investimetnos em infraestrutura, posicionam a região como novo polo estratégico para o crescimento econômico capixaba. Ele adiantou que o governo dialoga com municípios da região para que eles estejam preparados, porque esse crescimento não irá se limitar a Aracruz.