ZPE em Aracruz pode chegar a 5 milhões de metros quadrados
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que será instalada em Aracruz, no norte do Espírito Santo, será instalada, inicialmente, em uma área de 500 mil metros quadrados e com possibilidade de ampliação para até 5 milhões de metros quadrados.
O polo industrial dedicado à exportação será instalado em Barra do Riacho, a 13 quilômetros dos portos da região, e a previsão é de tempos com novas oportunidades, emprego e renda.
Na quinta-feira (27), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, celebrará, oficialmente, a consolidação da nova área industrial dedicada ao comércio exterior e assinará a resolução que cria a ZPE em Aracruz. A gestão da Zona ficará a cargo do Grupo Imetame.
A ZPE vai contar com grande potencial em infraestrutura portuária, próxima ao Portocel, Vports (antiga Codesa) e ao Porto da Imetame, que está em construção. Empresas interessadas em fazer parte da ZPE terão isenção tributária, o que será um estímulo para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda.
Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação, o processo de exportação e importação será mais simples, mais ágil e mais acessível para as empresas instaladas no polo.
As empresas terão isenção de impostos de importação e exportação, tornando as empresas e empreendedores do Estado mais competitivos no comércio exterior. Além disso, empresas de pequeno, médio e grande portes, de diversos setores, poderão atuar na ZPE, com ampla possibilidade de produtos voltados ao mercado internacional.