Teatro leva educação financeira a alunos de escolas públicas de Aracruz
Ensinar educação financeira aos pequenos fica mais fácil, quando é possível fazer isso de forma lúdica. Em Aracruz, alunos de escolas públicas estão aprendendo, por meio do teatro, sobre como lidar com o dinheiro e sobre a importância de economizar, poupar e investir.
O espetáculo “O sonho de um circo” é mais uma aventura da Turma da Ação, que tem entre os personagens a Amandinha, o Bruno, a Isa e o Tutti, crianças interpretadas nesta temporada pelos artistas Beatriz Poza, Lucas Britto, Juliana Barbosa e Fábio Godinho.
O elenco, de São Paulo, roda o Brasil com as peças do projeto, que é promovido através das leis de incentivo fiscal. Em Aracruz, a iniciativa tem o patrocínio da Imetame.
Essa é a segunda vez neste ano que a Turma da Ação desembarca na cidade. No início deste semestre, o espetáculo apresentado foi o “Missão Natureza”, com lições sobre meio ambiente, como reduzir o consumo, reciclar, repensar e reutilizar materiais.
Desta vez, a turma quer realizar o sonho de comprar um circo, mas, sem recursos financeiros para isso, começa a pensar em como fazer para atingir o objetivo.
Ao longo da peça, eles concluem que é preciso poupar, economizar e investir, o que inclui tomar iniciativas como vender o que não se usa mais; deixar de querer tudo e, consequentemente, gastar demais e criar formas de fazer o dinheiro se multiplicar.
Todo esse aprendizado é repassado aos alunos de forma bem animada, com dança, cantoria e muitas gargalhadas. Os pequenos espectadores interagem o tempo todo com os personagens.
Até o fim de novembro, serão realizadas 62 apresentações do espetáculo “Turma da Ação – O sonho de um circo” em escolas públicas de Aracruz. Mais de 6 mil estudantes serão comtemplados pelo projeto nessa temporada.