Sefaz apresenta aplicativo Nota Fiscal Fácil a produtores rurais de João Neiva

Sefaz apresenta aplicativo Nota Fiscal Fácil a produtores rurais de João Neiva

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, participou do 23º Encontro de Cafeicultores de Barra do Triunfo, no município de João Neiva, nesta sexta-feira (29).

O evento foi promovido pela Prefeitura de João Neiva, em parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e contou com o apoio da comunidade local.


A Receita Estadual marcou presença no encontro com a palestra “Nota Fiscal Fácil (NFF-e) e o fim do modelo de Nota Fiscal em papel”, ministrada pelo auditor fiscal César Milagres, da Gerência de Atendimento e Relacionamento da Sefaz, e pelo analista do Executivo Carlos Conti, da Agência da Receita Estadual de Aracruz.

Durante a palestra, foi destacado que o Regime Nota Fiscal Fácil (NFF) tem como principal objetivo simplificar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos, tornando-o acessível aos produtores rurais por meio de um aplicativo gratuito e disponível para Android e iOS. A ferramenta permite a emissão de notas fiscais de maneira prática, com autenticação pelo CPF e senha do portal Gov.br.

Além disso, foi reforçado que a Nota Fiscal modelo em papel só terá validade até o dia 31 de dezembro de 2024. A partir de 2025, todas as notas fiscais deverão ser emitidas exclusivamente na versão eletrônica.

O auditor fiscal César Milagres destacou que a adoção da NFF busca facilitar a vida dos produtores rurais, garantindo praticidade e segurança no cumprimento das obrigações fiscais, sem comprometer a integridade das informações.

A participação da Receita Estadual no evento reafirma o compromisso do Governo do Espírito Santo com a modernização tributária e com o fortalecimento da educação fiscal entre os produtores rurais. Mais informações sobre o Regime Nota Fiscal Fácil (NFF) estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda: www.sefaz.es.gov.br.