Policiais de folga e da reserva vão reforçar patrulhas em escolas do ES

Policiais de folga e da reserva vão reforçar patrulhas em escolas do ES

O patrulhamento em escolas do Espírito Santo terá o reforço de policiais de folga e da reserva. A ação faz parte das medidas anunciadas pelo governo do Estado na quinta-feira (27) e compõem o Plano Estadual de Segurança Escolar.

Para reforçar o número de agentes nas patrulhas, policiais da reserva poderão voltar à ativa. Também haverá a contratação, por dia de trabalho, de policiais de folga. No caso do agente que trabalhar nos dias de folga no patrulhamento das escolas, o pagamento do dia será realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O governo também criou, em decreto assinado nesta quinta-feira, a Companhia Independente de Polícia Escolar. A ideia é aumentar o patrulhamento nas escolas da Região Metropolitana e estender os serviços também para as unidades de ensino do interior do Estado.

ES terá manual com orientações para patrulhamento em escolas

Um Manual de Patrulhamento e Segurança Escolar também foi desenvolvido. O material inédito é voltado para uso didático em cursos de formação, palestras ou de forma consultiva para qualquer evento que ocorra em uma escola. 

O conteúdo, segundo plano do governo, é a materialização da experiência adquirida pela Patrulha Escolar ao longo de 22 anos de serviços junto às escolas do Espírito Santo. O Manual possui uma leitura fácil e pode ser utilizado por qualquer agente de segurança na proteção das escolas.

Ciodes terá alerta específico para ocorrências em escolas

Entre as medidas anunciadas, também está a criação de um novo código específico para registro de ocorrência em escolas no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

O secretário de Estado da Segurança Pública explicou que, até então, os casos em escolas eram registrados como ocorrências comuns.

De acordo com o secretário, a classificação dará agilidade ao processo de envio de equipes das forças de segurança ao local em que ocorre a situação de emergência.

Plano traz ações em diferentes eixos

Plano de Segurança Escolar do Espírito Santo foi lançado pelo governo do Estado na quinta-feira (27). O documento estabelece ações que tem como objetivo prevenir a violência em escolas públicas e privadas capixabas.

As estratégias adotadas com o plano foram elaboradas e discutidas no Comitê Integrado Governamental de Segurança Escolar, que contou com mais de 40 pessoas de 16 instituições distintas.

O grupo foi criado em fevereiro. Em novembro de 2022, após ataque em duas escolas de Aracruz, no Norte do Estado, o governo implementou uma Sala de Situação para dar apoio às vítimas e começar a discutir as primeiras ações que viriam a ser adotadas. 

O Plano Estadual de Segurança Escolar é dividido em cinco eixos: atenção psicossocial e ações pedagógicas; ações de prevenção; gestão inovadora; ações de inteligência; e fortalecimento operacional. Veja a seguir o detalhamento das medidas que serão adotadas em cada eixo:

ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS

— Contratação de psicólogos e assistentes sociais para atender aos alunos da rede de ensino.

AÇÕES PREVENTIVAS

— Retomada e ampliação do Programa Papo de Responsa;
— Retomada e ampliação do Proerd;
— Manual de Policiamento e Segurança Escolar;
— Curso de enfrentamento e prevenção ao atirador ativo;
— Fórum Nacional de Segurança Escolar;
— Protocolo para emergência escolar;
— Reuniões com diretores de escola;
— Capacitação em primeiros socorros.

GESTÃO INOVADORA

— Protocolo de atendimento;
— Novo código para ocorrências;
— Monitoramento de casos;
— Projeto de Tecnologia da Informação no ambiente escolar.

AÇÕES DE INTELIGÊNCIA

— Ações do Disque-Denúncia;
— Ações integradas de inteligência.

FORTALECIMENTO OPERACIONAL

— Criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar;
— Criação do Núcleo Especializado em Segurança Escolar da Polícia Civil.