PF faz operação no ES para desarticular quadrilha favorecida por agentes públicos
A Polícia Federal realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (20) com o objetivo de desarticular uma quadrilha de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, falsificação de documentos e outros crimes. A investigação apontou que agentes públicos ajudavam o grupo a falsificar documentos e vazavam operações antecipadamente.
Foram cumpridos 72 mandados no Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará e Bahia. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de São Mateus(ES).
Dos mandados expedidos, sete são de prisão preventiva e 65 de busca apreensão. No Espírito Santo, 35 mandados foram cumpridos e três pessoas foram presas. Dentre os presos no estado, está o líder da organização criminosa e também um dos criminosos mais procurados do norte do estado, conhecido como Robocop.
A ação pediu o bloqueio de R$ 184 milhões e também foram sequestrados nove imóveis, vinte e um veículos e três motos aquáticas dos investigados. Durante a operação também foram apreendidos R$ 130 mil, aproximadamente 50 celulares, 12 veículos, motos aquáticas e até mesmo lagostas.
Mais de 200 policiais federais participaram da operação, que foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/ES).