Painel registrará número de mortes por trânsito no Espírito Santo a cada seis horas
O Departamento de Trânsito no Espírito Santo (Detran-ES) anunciou um painel para informar aos capixabas o número de mortes por trânsito em estradas capixabas. A atualização será a cada seis horas e a intenção é que isso sirva de alerta aos motoristas, para trafegarem com mais responsabilidade pelo Estado.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) quando a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) divulgou balança da Operação Carnaval 2024, onde no ES foram registrados 13 óbitos confirmados nas rodovias estaduais, uma em federal, além de 15 homicídios.
“O Painel de Mortes no Trânsito tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para que, a partir dos números, as pessoas possam apresentar mudança de comportamento. A nossa expectativa é que, com dados sempre atualizados, as pessoas possam ter consciência do número de vidas perdidas”, destacou o diretor do órgão, Givaldo Vieira.
Segundo ele, paralelamente a isso, com a Polícia Militar, pelo Batalhão de Trânsito, e parceria com prefeituras, o Detran-ES está reforçando as ações de fiscalização.
Operação Carnaval nas estradas
Durante os dias de carnaval – entre a noite de 9 de fevereiro e esta quarta, 14 – foram 12 acidentes, sendo dois em Montanha, Vitória e Vila Velha e um registrado nas cidades de Alegre, Anchieta, Guaçuí, Linhares, Marilândia, São Mateus e Vargem Alta. Dentre as vítimas, 9 eram do sexo masculino e 4 feminino.
Durante as ações, foram abordados 3.128 condutores, um aumento de quase 8% em relação a 2023. Este ano, o Batalhão de Trânsito confeccionou 1.524 autos de infração, contra 1.433 no ano passado, um aumento de 6% no número de autos.
Em relação aos testes de bafômetro, as equipes, incluindo as operações conjuntas, realizaram 1.578 verificações, 8% a mais que o ano anterior. O que mais preocupa é o número de recusas: 724 este ano, sendo 578 apenas no município de São Mateus, contra 237 no ano passado. Um aumento de mais de 205%.
Já nas estradas, foram registrados sinistros que resultaram em quatro vítimas fatais durante o período de Carnaval, um a menos que no ano anterior.
O comandante da Unidade, tenente-coronel Leonardo Nunes Barreto, destacou as ações desenvolvidas pelo BPTran, ressaltando os resultados que podem ter sido alcançados pelos policiais.
“O trabalho desenvolvido pelo BPTran reflete sua importância quando analisamos o número de vidas que podem ter sido salvas por nossos policiais. Em poucos dias, impedimos 724 motoristas de dirigirem sob efeito do álcool. São 724 possibilidades reais a menos de uma tragédia ocorrer por irresponsabilidade daqueles que ainda insistem em beber e dirigir, apesar dos alarmantes números da violência viária”, enfatizou Barreto.
Além dos flagrantes de recusa ao teste, foram registradas outras infrações relevantes, com potencial risco à segurança viária: 60 condutores inabilitados, 61 condutores falando ao celular e 97 flagrantes pelo não uso do cinto de segurança.