Operação bloqueio de transmissão é iniciada em Aracruz

Operação bloqueio de transmissão é iniciada em Aracruz

Teve início nesta sexta-feira (7) a operação de dispersão espacial veicular de inseticida (pulverização) para controlar a população de Aedes aegypti e reduzir a transmissão de arboviroses.

Quando a incidência de casos ultrapassa 300 ocorrências por 100 mil habitantes, é imprescindível o uso do inseticida UBV (Ultra Baixo Volume), com a tecnologia MGA (minigerador de aerossol a frio), que permite cobrir uma área maior em menos tempo e contribuir na redução da propagação das arboviroses.

De acordo com os critérios técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e do Ministério da Saúde (MS), a aplicação do inseticida UBV é uma ação complementar para bloquear a transmissão de casos suspeitos de dengue, Zika e/ou chikungunya.

O cronograma de pulverização do UBV em Aracruz será divulgado gradualmente pelas redes oficiais da Prefeitura de Aracruz, priorizando as áreas com maior incidência da doença e respeitando os ciclos de aplicação do inseticida. Vale destacar que a aplicação não ocorre por solicitação individual ou volume de pedidos, mas sim com base nos critérios técnicos estabelecidos.