Matrículas crescem e ES alcança 92 mil alunos no ensino integral

Matrículas crescem e ES alcança 92 mil alunos no ensino integral

No Espírito Santo, o número de estudantes que estuda em tempo integral chegou a 92 mil nas redes estadual e municipais, segundo dados do Censo Escolar 2022. O número ainda representa 13% das matrículas na rede pública, mas, nos últimos anos, a situação é de crescimento no total de vagas para estudantes ficarem mais tempo na escola.

Só de 2021 para 2022, as matrículas na modalidade cresceram 33%, saindo de 69.631 para 92.921. E 40% delas se concentram no ensino médio.

Dados já de 2023 apontam que o Espírito Santo tem 47.929 alunos matriculados em escolas de tempo integral na rede estadual de ensino, número 15% superior ao do ano passado. Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), 156 escolas da rede ofertam a modalidade — cada um dos 78 municípios capixabas tem pelo menos uma unidade com a jornada ampliada. 

Somando toda a rede pública — federal, estadual e municipal — são 487 escolas com oferta de tempo integral. Para se encaixar nesse perfil, a unidade de ensino tem que oferecer no mínimo sete horas diárias de atividades.

Após o início do trabalho, Gama conta que a entidade começou a apoiar outros municípios, chegando a nove: Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória, Viana e Anchieta. Ele explica que o trabalho para implementação do modelo passa pela capacitação dos gestores e professores da escola, tanto na área pedagógica quanto na estrutura da escola.

A melhoria na aprendizagem, o aumento de chance de ingresso no ensino superior e em instituições públicas, além de incremento na renda são alguns dos benefícios dessa modalidade de ensino citadas pelo diretor do ES em Ação. "Melhora a renda das famílias, pois amplia a capacidade de entrar no mercado de trabalho. Estudantes que acompanhamos acabam fazendo também opções por carreiras mais desafiadoras", frisa.

Mesmo com o avanço, o Estado está longe de chegar à meta definida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, que prevê 50% das escolas com oferta de educação em tempo integral e 25% das matrículas com oferta de educação em tempo integral.

Em 2022, a rede pública ofertava 13,1% de vagas dessa modalidade. Ao considerar só a rede estadual, o atendimento alcança 21,7% dos alunos. Neste ano, a Sedu afirma ter atingido a meta, com 27% de matrículas na modalidade.

O processo para ampliar a rede com carga horária ampliada foi fortalecido no ano de 2014, com apoio de um projeto do Espírito Santo em Ação. O diretor de Educação da entidade, Rodrigo Gama, explica que a partir de uma parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), a entidade ajudou no desenvolvimento do modelo de escola em tempo integral no Espírito Santo. 

No início, o trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual e três em Vitória. O projeto desenvolvido pelo ICE se baseia, além da formação acadêmica, na ampliação das referências sobre valores e ideais do estudante e tem como pilar o desenvolvimento de um projeto de vida pelo estudante.

"Os estudos feitos pelo ICE mostraram claramente o quanto os estudantes avançavam na aprendizagem. E mais protagonistas, trabalham questões socioeconômicas e se tornam cidadãos mais equilibrados", pontua Gama.