Marinha celebra marco de construção do primeiro Navio Polar construído em Aracruz
Nesta terça-feira (17) às 11h, a Marinha do Brasil realiza a cerimônia de batimento de quilha do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha”, primeiro construído em solo brasileiro, no Estaleiro Jurong, em Aracruz.
Com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica, o NPo “Almirante Saldanha” integra o Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados em águas polares, o que ampliará o suporte logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz e incrementará as atividades de pesquisa científica no Continente Austral.
Navio polar
A incorporação do NPo “Almirante Saldanha” à Força Naval está prevista para o segundo semestre de 2025. A construção do navio é conduzida pela MB, com execução da Polar 1 e gerência da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). O navio terá cerca de 103 metros de comprimento, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção já foram gerados 600 empregos diretos e seis mil indiretos.
O investimento da Marinha do Brasil é de R$ 740 milhões na embarcação que dará apoio às operações na Antártida do programa Antártico Brasileiro. A previsão é que o navio fique pronto em 2025. Duas cerimônias de corte de chapa já foram realizadas no Estaleiro Jurong Aracruz. Estão sendo construídos 12 blocos que, uma vez unidos, formarão o casco e a superestrutura do navio.
A nova embarcação substituirá e realizará as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, mas com capacidades aprimoradas para atender os requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base científica brasileira localizada na Ilha Rei George. Dessa forma, incrementará a participação do Brasil nos processos de decisão sobre o destino daquela região.
Batimento de quilha
Na tradição naval, é uma forma de trazer sorte para a embarcação que está sendo construída. A cerimônia é realizada quando a espinha dorsal do navio, que é a quilha, fica pronta. É a principal estrutura, que permite a composição de todos os outros módulos do navio.