Incaper realiza ação em Aracruz para distribuir carteirinhas para coletores de pimenta-rosa
Em uma ação inédita no Brasil, foi realizada na última quarta-feira (21), em Vila do Riacho, município de Aracruz, com apoio da Prefeitura a terceira atividade prevista de cadastramento de pessoas que desejam obter carteirinha para coletores de pimenta-rosa do Espírito Santo.
Atualmente já são mais de 250 cadastros feitos, com o objetivo de organizar o público envolvido na cadeia produtiva da aroeira, espécie de árvore cujos frutos, conhecidos por pimenta-rosa, tanto em áreas nativas ou de plantios comerciais são comercializados normalmente para indústrias de exportação existentes no Estado.
O cadastramento deve continuar a ocorrer em diversas comunidades do Estado e consiste no preenchimento de formulários com informações e apresentação de documentos pessoais, foto e também dados da produção e coleta de pimenta-rosa.
As carteirinhas de coletor podem ser entregues a todos os extrativistas e/ou produtores que fazem o cadastro junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), sendo este o órgão responsável por elaborar os laudos de caracterização de áreas de coleta e encaminhar ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) juntamente com a documentação e as fichas já preenchidas e assinadas pelos coletores(as).
Por fim, os números de registro dos coletores são gerados e retornam para a coordenação de Recursos Naturais do Incaper que mantém um banco de dados dos cadastros e providencia as carteirinhas gratuitamente.
De acordo com a coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, a extensionista Fabiana Ruas, estima-se que existam mais de 1.200 pessoas envolvidas na cadeia produtiva, grande parte com as atividades sendo exercidas de maneira informal, que têm na colheita da pimenta-rosa uma fonte de renda excelente durante esse período de produção.