Evento de inclusão terá mais de 680 vagas de emprego para pessoas com deficiência no ES

Evento de inclusão terá mais de 680 vagas de emprego para pessoas com deficiência no ES

No Espírito Santo, 70,7% da população sem deficiência está empregada, já menos da metade (28,9%) das pessoas com deficiência encontram-se inseridas no mercado de trabalho.

Esses dados, provenientes da pesquisa “Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, ressaltam o desemprego mais acentuado nesse segmento no estado.

Para atentar a essa situação, o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) e a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), em conjunto com órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e parceiros do setor privado, unem esforços para promover o Reconecta.

Evento

A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, denominada Reconecta, ocorrerá de 4 a 7 de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, na Enseada do Suá, Vitória. Esse evento gratuito, aberto ao público das 14h às 19h, de segunda a quinta-feira, oferecerá 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade.

Segundo a procuradora do Trabalho e vice-titular da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), “o Reconecta busca criar um espaço totalmente dedicado ao intercâmbio técnico qualificado que estimule a mobilização e a articulação entre os diferentes setores da sociedade em torno da questão da acessibilidade e da inclusão, além da conscientização, difusão e estímulo à concretização dos direitos assegurados das pessoas com deficiência, mormente o direito ao trabalho, por meio do cumprimento da cota legal de contratação das pessoas com deficiência e reabilitadas e da garantia de um ambiente laboral acessível e livre de discriminação, preconceito, assédio e violência”.