Espírito Santo vai receber 15 mil carros elétricos e híbridos até dezembro

Espírito Santo vai receber 15 mil carros elétricos e híbridos até dezembro

O Estado do Espírito Santo é porta de entrada para o desembarque de carros elétricos e híbridos no País. Um dos navios mais modernos do mundo e de menor capacidade de emissão de carbono, o MV Green Kemi, vindo do porto de Taicang, leste da China, atracou na terça-feira (29), no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), trazendo 2.800 automóveis híbridos e elétricos das montadoras chinesas GWM (Great Wall Motors) e BYD (Build Your Dreams).

A vocação do Estado para o comércio exterior, suas vantagens competitivas e o ambiente econômico têm atraído para o Espírito Santo grupos empresarias de vários segmentos e, entre eles, o automotivo. No mês de julho, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, se reuniu com o CEO da BYD, Tyler Li. A empresa é a maior do mundo na produção de veículos elétricos e híbridos. Na ocasião, a empresa reafirmou o interesse pelo complexo portuário capixaba, não apenas para a logística de abastecimento do mercado nacional, mas para futuramente iniciar a operação de exportação.

Recentemente, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, receberam no Palácio Anchieta o CEO Américas da GWM, James Yang, e o diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos. A empresa chinesa sinalizou interesse pelos benefícios tributários regionais e pela possibilidade de utilização do Porto de Vitória para futura exportação dos automóveis da GWM. Atualmente, 100% dos veículos comercializados pela montadora chinesa no País são importados pelo Espírito Santo.

Os veículos elétricos e híbridos que chegaram no Estado vão abastecer os mercados capixaba e de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.